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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Manutenção do cubo dianteiro da bicicleta


  
imageManutenção de cubo dianteiro
Os cubos da bike precisam de manutenção periódica. O tempo de cada inspeção varia de acordo com as condições de uso. O sinal de que algo esta errado com um cubo é quando apresentar folga.

Os cubos modernos das bikes são compostos por um caixa onde bolinhas de rolamento são colocadas e prensadas ali por uma porca em forma de cone. Esse contato é todo lubrificado por graxa que com o movimento e calor vai se dissolvendo e precisa ser reposta. Água de chuva ou rio, que você atravessa, adianta esse processo.
Se você não fizer as inspeções periódicas a graxa se vai, os metais começam a se desgastarem e as folgas aparecem. Sempre que aparece folga é porque seu cubo já “morreu” um pouquinho. Caso marcas apareçam nas superfícies do cone ou da caixa, essas peças precisam ser trocadas. As marcas nos cones são mais prejudiciais, mas o eixo e os cones podem ser comprados separadamente. Isso ajuda a alongar o uso de um cubo.
Equipamento:
Chave para cubos, de boca e estreitas. O tamanho pode variar de 13 a 16 mm dependendo do cubo.
Chave de boca ou estrela normal. Geralmente tamanho 17.

1. Abrir o cubo
O cone, que é uma porca, é travado a caixa do cubo por outra porca. Portando são duas porcas de cada lado. Para abri-la basta segurar o cone com a chave própria para cubos e soltar a porca externa colada a este cone com outra chave. Retire a porca de travamento e depois o cone.
A dica aqui é só soltar um lado do eixo e retira-lo pelo outro lado sem mexer nas porcas de um dos lados para não perder a centralização.
Ao retirar o eixo, as bolinhas começam a cair

2. Limpeza
Toda a graxa deve ser retirada com solvente. O miolo do cubo deve ser seco para poder ser inspecionado quanto a riscos e deformações da caixa e cones. Para fazer bem a limpeza, use um pincel pequeno e querosene, por exemplo. As bolinhas usadas devem ser descartadas.

3. Remontagem
Para montar o cubo com as esferas no local, basta encher a caixa do cubo com graxa nova e usar uma chave de fenda com graxa na ponta para pegar as esferas e colocá-las no local. A graxa funciona como um adesivo.
Depois que formar um anel de esferas de cada lado, coloque o eixo com cuidado para não tirar as esferas do local. O eixo e o cone não precisam estar com graxa, isso até ajuda a não “puxar” alguma esfera para fora do local.
Recoloque o cone até encostar e vedar as saídas das esferas. Coloque a porca de travamento para ficar próxima do cone, mas não aperte pois você ainda precisa ajustar.

4. Ajuste
O ajuste dos cones é uma operação de sensibilidade, método e paciência. O cubo deve estar apertado ao máximo mas mantendo a roda solta. Colocando de outra forma, o eixo não pode apresentar folga e a roda deve estar rodando livremente.
Para isso você segura o eixo pelo lado que não foi mexido e aperta o cone. Mesmo com a mão você irá conseguir o ajuste certo. O problema vem quando você aperta a porca de travamento. Para dar o travamento, ela aperta um pouco mais o cone, prendendo a roda as vezes.
Assim que você consegue o ajuste com o cone, segure firme o lado que acabou de ajustar e encoste a porca de travamento. O ideal é conseguir apertar a externa sem mexer no cone.
Como isso é quase impossível, a manha é, assim que achar o ajuste, soltar uns 5 graus o cone para que quando o aperto for feito ela volta pro lugar certo. Primeiro você trava o lado que estava solto e depois faz um aperto geral pelas porcas de travamento. Esse final deve fazer os cones chegarem ao ponto certo.
É aqui que entra a sensibilidade. Geralmente é necessário praticar bastante para pegar o jeito e conseguir o ajuste sem muitas tentativas.
http://www.ondepedalar.com/escola_bicicleta/mecanica_bike/manutencao_do_cubo_dianteiro_bicicleta.html

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